O Parque Estadual Dunas de Natal conhecido também como ”Bosque dos Namorados” é um dos mais belos parques da capital. O terreno era de propriedade pública e pertencia à CAERN, Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte, antes de ser utilizado como um local verde. Em 1975, no fim do mandato do ex-governador Cortez Pereira, o bosque finalmente foi inaugurado.
O local conta com uma imensa área verde de cerca de sete hectares, repleta de árvores nativas da Mata Atlântica. Com mais de 1300 árvores de 50 famílias diferentes e cerca de 180 espécies da fauna, englobando aves, mamíferos, répteis e invertebrados.
Trilhas
O Bosque dos Namorados, oferece três trilhas para quem desejam se conectar com a natureza e aproveitar um momento ao ar livre.
• Trilha Perobinha – é a mais acessível e pode ser feita por crianças a partir de 5 anos e adultos sedentários, com uma extensão de 800 metros e uma duração aproximada de 40 minutos.
• Trilha Peroba – é de dificuldade média e pode ser feita por adolescentes e adultos, com 2.400 metros de extensão e uma duração de 1 hora e 30 minutos.
• Trilha Ubaia-Doce – é de 4.400 metros de extensão e tem uma duração aproximada de 2 horas e 30 minutos.
Parque infantil
Este espaço conta com brinquedos que atendem crianças de diversas faixas etárias, há também caminhos temáticos, como a “Trilha dos Répteis” e “Trilha das Aves”, identificáveis pelos desenhos em mosaico. Além dos brinquedos e caminhos, o bosque possui uma área de jogos com mesas para damas e xadrez.
Piquenique
Se você deseja estar perto da natureza e aproveitar um piquenique ao ar livre, o Parque Estadual Dunas de Natal é a escolha perfeita! Com suas áreas de piquenique, é possível desfrutar da tranquilidade e do ar puro.
Centro de Pesquisa
É formado por pesquisadores e estagiários das áreas de ciências biológicas e possui dois laboratórios: um de botânica, que conta com um herbário, uma carpoteca e uma xiloteca, e um de zoologia, que abriga animais conservados em vidros com álcool e formol ou empalhados.
Centro de Visitantes
Responsável por fornecer informações e orientação sobre todas as atividades do parque, é composto por uma área de administração, um auditório, uma sala de exposição, uma enfermaria e uma lanchonete, além de uma biblioteca especializada em meio ambiente.
Fauna
A fauna do Parque das Dunas, em Natal, RN, é bastante diversificada, refletindo seu ecossistema de Mata Atlântica e dunas costeiras. O parque abriga mais de 250 espécies de animais, incluindo mamíferos como o tamanduá-mirim e a raposa, além de uma rica variedade de aves, como o gavião-carijó e o beija-flor. Também são encontrados répteis, como lagartos e cobras, além de inúmeros insetos e outros invertebrados.
Flora
A flora do Parque das Dunas é predominantemente composta por espécies nativas da Mata Atlântica e das dunas costeiras. Entre as plantas, destacam-se diversas árvores e arbustos, como a peroba, a ubaia-doce e a perobinha, espécies comuns nas trilhas do parque. Além disso, o parque é lar de orquídeas, bromélias e cactos, que podem ser observados na Unidade de Mostra de Vegetação Nativa, uma área dedicada à preservação e educação ambiental.
Importância
O Parque das Dunas, o segundo maior parque urbano do Brasil, superado apenas pela Floresta da Tijuca, exerce um papel vital na regulação do clima de Natal. Ele ajuda a controlar a temperatura local, contribui para a recarga do aquífero subterrâneo, fixa as dunas, e purifica o ar. Esse equilíbrio ecológico é fundamental para a qualidade de vida dos habitantes da cidade. Em 2013, o parque foi eleito o 5º melhor parque da América do Sul para visitar, de acordo com o TripAdvisor.
Como parte da Mata Atlântica, um bioma altamente ameaçado, o parque protege espécies de plantas adaptadas às condições das dunas. Além disso, essas plantas servem de habitat e fonte de alimento para a fauna local, garantindo a biodiversidade da região.
Informações Úteis
Endereço: Av. Alm. Alexandrino de Alencar, s/n – Tirol, Natal – RN, 59064-630
Coordenadas Geográficas: -5.810639301936241, -35.19498697456022
Site: http://www.parquedasdunas.rn.gov.br/Index.asp
Visitação: Sim
Horário de Funcionamento:
Segunda: Fechado
Terça: 08:00 – 17:30
Quarta: 08:00 – 17:30
Quinta: 08:00 – 17:30
Sexta: 08:00 – 17:30
Sabádo: 08:00 – 17:30
Domingo: 08:00 – 17:30
Entrada: 1,00 (2024)
Agendamento Trilhas: São agendadas, de segunda à sexta-feira (exceto feriados e ponto facultativo), sendo uma trilha pela manhã e outra à tarde. Para o sábado e o domingo, são agendadas três trilhas, manhã e tarde, de acordo com a demanda.
Manhã: 8h
Tarde: 14h
Observação: Em dias de chuvas as trilhas não serão realizadas, elas serão canceladas.
Telefone ou email para agendamento: (84) 3113-6182 / parqueestadualdasdunasrn@gmail.com
Leave a reply