Igreja Alemã (Tyska Kyrkan) em Estocolmo, Suécia, localizada em Gamla Stan. Construída no século XVI, sua arquitetura gótica é destacada pela alta torre e detalhes em tijolo, simbolizando a herança da comunidade alemã na cidade.

A Igreja Alemã (Tyska Kyrkan) – Estocolomo

Salão da Guilda de Santa Gertrudes

Antes da construção da Igreja Alemã (Tyska kyrkan), o local onde ela está localizada era utilizado pela guilda de comerciantes de origem alemã em Estocolmo. No início da Idade Média, por volta do século XIV, havia ali uma sala de reuniões chamada S. Gertruds gillestuga (Salão da Guilda de Santa Gertrudes), dedicada à padroeira dos viajantes. Essa guilda desempenhava um papel importante na vida econômica da cidade, especialmente para a comunidade alemã que tinha grande influência na área de comércio e navegação da cidade.

Capela Dedicada a Santa Gertrudes

Depois o espaço passou por uma transformação significativa. No final do século XVI, com o aumento da população alemã em Estocolmo, a capela passou por várias reformas, incluindo a adição de uma grande torre em estilo barroco. Ela foi ampliada para se tornar uma igreja paroquial.

O Grande Incêndio de 1878

O incêndio da Igreja Alemã em Estocolmo, em 1878, começou na madrugada de 7 de outubro e destruiu a torre e o telhado da igreja. Graças à rápida resposta do corpo de bombeiros, criado recentemente, o fogo foi contido. Embora a torre de 70 metros tenha desabado, o teto da igreja resistiu, protegendo o espaço interno.

O incêndio de 1878 na Igreja Alemã em Estocolmo não foi o único na história da igreja. A torre da igreja já havia pegado fogo outras vezes, como em 1625 e 1829, mas em ambas as ocasiões os incêndios foram controlados antes de causarem grandes danos.

Restauração

Para o projeto da nova torre, o arquiteto Julius Raschdorff, de Berlim, foi escolhido. Ele projetou uma torre de 96 metros de altura, maior e mais moderna do que a anterior. A nova estrutura era feita de ferro, uma inovação para a época, o que a tornou mais resistente ao fogo.

Raschdorff era um arquiteto renomado, também conhecido por ter projetado a Catedral de Berlim (Berliner Dom), e trouxe um estilo neogótico para a nova torre da Igreja Alemã. A obra concluída em 1886 se destacou por sua altura e por ser a parte mais alta de Gamla Stan, o centro histórico de Estocolmo.

Interior

O interior da Igreja Alemã (Tyska kyrkan), é um exemplo de arquitetura barroca e renascentista. Um dos principais destaques do interior é o órgão, originalmente construído no século XVII e posteriormente restaurado para preservar sua estrutura e sonoridade barroca. O teto da igreja é ornamentado com belos detalhes decorativos, e o altar também se destaca por suas influências artísticas da época.

Altar

Interior da Igreja Alemã (Tyska Kyrkan) em Estocolmo, com um altar ricamente decorado em dourado, ladeado por estátuas e pinturas religiosas. Ao fundo, belos vitrais coloridos complementam a atmosfera reverente e artística do local.
By Jürgen Howaldt – Self-photographed, CC BY-SA 2.0 de, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=315112

O altar barroco, com quase 10 metros de altura, foi esculpido entre 1641 e 1659 por Marcus Hebel. Inclui retratos dos doadores Hans Bremer e sua esposa.

Bancos e Ornamentações

Os bancos da igreja, instalados em 1649, foram projetados pelo holandês Christoffer Wellendorph. Após o incêndio, detalhes de carpintaria dos bancos mais antigos foram reaproveitados. O chão da igreja é de mármore em tons de preto, branco e marrom e os vitrais, datados do final do século XIX, foram produzidos em Munique.

Batistério

Contém o altar batismal e a pia batismal que datam de 1580, além de uma pia de prata dourada feita em 1670. As cadeiras foram doadas pela Rainha Vitória.

Galeria Real

A galeria do rei foi construída em 1672 por Nicodemus Tessin, encomendada para a rainha viúva Hedvig Eleonora. Ela inclui pequenas esculturas e pinturas de David Klöcker Ehrenstrahl no teto.

Vitrais e Representações

Os vitrais no arsenal retratam Santa Gertrudes, a padroeira dos alemães de Estocolmo, segurando um cálice e um modelo da igreja. Esses vitrais foram feitos no final do século XIX, em Munique.

Arquitetura e Mobiliário

A “arquitetura empilhada” do final do Renascimento é um destaque, com painéis de madeira e um retábulo esculpido por Markus Hebel. A igreja também possui um púlpito de ébano e alabastro com figuras de Cristo e os apóstolos, doado por um casal burguês em 1660.

A Igreja Hoje em Dia

A Igreja atualmente é uma das 43 igrejas em Estocolmo protegidas por lei como patrimônio cultural, devido à sua importância histórica e arquitetônica para a cidade​

Informações Úteis

Endereço: Svartmangatan 16, 111 29 Stockholm, Suécia

Coordenadas Geográficas: 59.32414614830378, 18.071598051042564

Horário de Funcionamento: Clique aqui para ver os horários de funcionamento

Site Oficial: https://www.svenskakyrkan.se/deutschegemeinde

Entrada: Gratuita

Visitação: Sim

Leaflet © OpenStreetMap contributors

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *