Um Tour pelas Grutas do Vaticano: Túmulos Papais é uma jornada fascinante. Situadas abaixo da grandiosa Basílica de São Pedro, as grutas abrigam os túmulos de papas e outras figuras importantes da Igreja Católica.
As Grutas do Vaticano compreende o espaço entre a antiga basílica e a atual.
1. Tumba de Pio XII
Eugenio Maria Giuseppe Giovanni Pacelli nasceu em Roma, na Itália, no dia 2 de março de 1876. Devido à saúde debilitada, Pio XII mudou-se para o Castel Gandolfo. Aproximadamente no dia 5 de outubro, no meio da noite, o papa sofreu uma isquemia e logo entrou em coma, porém no dia 6 recuperou a consciência e parecia estar tudo bem, mas no dia 8, pela manhã lhe ocorreu uma insuficiência cardíaca aguda, causada por infarto do miocárdio, mas ele só veio a falecer no dia 9 de outubro de 1958.
2. Capela de Santa Verônica
Nesta capela é possível, através dos afrescos em suas paredes, visualizar a história do véu de Verônica, um sudário pertencente a santa que o emprestou a Jesus para enxugar o rosto no caminho do calvário e, ao ser devolvido à santa, possuía impresso em sangue o rosto de Cristo no centro do pano.
A relíquia hoje encontra-se na Basílica de São Pedro, mas pela dúvida quanto a sua veracidade e mau estado de conservação, não existe mais nenhum rosto legível.
O primeiro monumento a ser visto ao entrar na capela é o altar de Santa Verônica, uma pintura de Fabio Cristofari baseada no desenho de Andrea Sacchi. Representa Jesus caído enquanto uma vilã levanta a cruz, outra impede Verônica de oferecer o lenço para enxugar o sangue proveniente de seu martírio. O altar é protegido por um portão de ferro
3. Perábolos Clementianos
Corredor semicircular com afrescos desenhados no teto e nas paredes que retratam papas, mártires e santos. Através do corredor pode-se acessar a Capela e Tumba de Pio XII, Capela de Santa Verônica e a Capela Clementina.
4. Capela de Santa Helena
É dedicada à mãe de Constantino. O mosaico da capela datado do ano 1700 retrata o milagre que permitiu o reconhecimento da santa.
5. Capela Clementina
Considerada a joia do Vaticano por abrigar o baú que protege o sepulcro de São Pedro, este local já foi a famosa ”subterrânea confessio”, construída no século VI por Pelário II e Gregório Magno. Coincidentemente com o nicho da Pallia, são as únicas partes da antiga basílica, que foram conservadas e possuem a mesma função.
Por estar às costas do monumento a Constantino e acima do túmulo de Pedro, o local é bastante frequentado pelas devotas e devido a isso, diversas lâmpadas estão acesas constantemente.
No período que compreende o primeiro milênio d.c, aqui foram realizados muitos rituais sagrados como a bênção da Pallia do arcebispado, juramentos solenes, doações à igreja, tratados, conciliações, etc.
Recebeu a nomeação de “Clementina” por ter sido reformada e ornamentada a mando de Clemente VIII em 1592. Dentre as modificações, estão a ampliação e elevação do altar, prolongamento do centro que possibilitou a união com os períbolos e a adição de duas secções as laterais que deram à capela a forma antagônica da cruz de Pedro.
6. Períbolos Gregorianos
Passagem criada com o intuito de dar um arranjo à área ao redor do túmulo de São Pedro.
7. Capela Nossa Senhora de Bocciata
Esta é uma das mais antigas das ”novas cavernas”, criada por Urbano VIII no dia 21 de fevereiro de 1631, para abrigar a imagem de Maria que fazia parte de um afresco feito no século XIV por Pietro Cavallini. A imagem foi originalmente colocada no pórtico da antiga basílica de São Pedro entre o pórtico de Ravena e a porta dos mortos.
Ficou famosa devido a um fato que aconteceu em 1440, quando um soldado bêbado estava chateado por perder dinheiro em um jogo e atirou uma pedra na imagem, fazendo com que ela ficasse deformada (pode ser vista até hoje). Segundo os relatos, caiu sangue da imagem e as pedras molhadas com sangue estão fixadas nas laterais da parede protegidas por grades de ferro.
8. Antiga Capela do Salvador
Capela medieval que contém murais dos séculos XII a XIII. Preserva obras valiosas, uma de destaque é a cadeira do bispo do século XII, a mais antiga da Europa.
9. Capela Irlandesa de São Columbano
Foi a primeira das capelas nacionais a ser construída na gruta do Vaticano em 1951.
10. Capela de Nossa Senhora de Partorienti
É a maior das antigas capelas e foi construída a pedido do papa Paolo V em 1616. A imagem de Nossa Senhora é um fragmento de uma obra renascentista feita por Antoniazzo Romano, originalmente preservada em uma capela na antiga basílica, foi movida para as grutas em 1605.
11. Corredor Sul da Confissão
Corredor que dá acesso à confissão de São Pedro.
12. A Confissão – Nicho Pallium
O nicho de palia é uma urna de bronze, doada à igreja por Bento XIV e tem a função de guardar a vestimenta litúrgica, que é abençoada no dia 29 de junho, durante a festa de São Pedro e Paulo para ser entregue aos arcebispos regionais.
O arco abaixo do nicho possui a representação de três episódios inspirados em acontecimentos que ocorreram na área onde atualmente é a confissão, sendo: Paulo V ora com os cardeais na confissão; O papa Santo Anacleto ergue a memória sobre o túmulo de Pedro; O Papa São Silvestre consagrando o altar de mármore sobre o túmulo de São Pedro. Todavia, este último é apenas uma homenagem. Todas as imagens foram feitas por Giovan Battista Ricci de Novara em 1615 e não são visíveis as visitantes, pois é necessário descer o lance de escadas que dá acesso à área.
13. Corredor Norte do Confessio
Corredor que dá acesso à confissão de São Pedro.
14. Capela Polonesa de Nossa Senhora de Czestochowa
Em 1953 o papa Pio XI aprovou um pedido vindo da Polônia para que o altar de Nossa Senhora de Czestochowa fosse perto do túmulo de São Pedro e em 1950 a capela foi consagrada. Em 1982 o papa João Paulo II ampliou o espaço. A frente podemos observar uma cópia da Madona negra de Czestochowa e nas paredes laterais imagens dedicadas às santas polonesas.
15. Capela Lituana Maria Mãe da Misericórdia
A nação lituana em 1967 pediu a João Paulo VI que construísse uma capela em homenagem à Maria, mãe da misericórdia de Vilnius. Em 1970 o espaço foi aberto.
16 . Peribolos – Última Seção
Final do corredor Clementino.
17. Capela Mexicana de Nossa Senhora de Guadalupe
É dedicada à rainha mexicana que apareceu para um índio chamado Juan Diego na cidade de Guadalupe no México. Na aparição, nossa senhora solicitou que o bispo da época Juan de Zumarraga construísse uma igreja no local em seu nome.
18. Tumba de Pio VI
Angelo Onofrio Melchiorre Natale Giovanni Antonio nasceu em Cesena, na Itália, no dia 27 de dezembro de 1717.
Sob o comando de Napoleão Bonaparte, o exército francês invadiu a Itália, e o general Alexandre Bertier chegou a Roma e ordenou que Pio VI renunciasse em 10 de fevereiro de 1798. O Papa recusou-se a atender ao pedido. Nomeado prisioneiro em 20 de fevereiro, ele foi levado para Valence, na França, antes passou por várias cidades e morreu em 29 de agosto de 1799, duas semanas após sua chegada.
19. Capela da Madonna
Localizada no corredor principal à direita, Madonna degli Orsini está com Jesus em seus braços entre os apóstolos Pedro, Paulo e as figuras eclesiásticas Eugênio IV e Pietro Brabo. À esquerda da representação sacra encontra-se a Tumba de Pio IV, um monumento simples com desenhos em sua tampa representando a venda de José no Egito e a adoração dos Magos.
20. Perábolos – Primeira Seção
Início do corredor Clementino.
21. Capela dos Santos Padroeiros da Europa
O papa João Paulo II proclamou no dia 31 de dezembro de 1980 os santos patronos da Europa – São Cirilo e São Metódio. No ano de 1981 o pontífice abençoou esta capela em homenagem aos padroeiros.
22. Capela de Santo André (entrada das Grutas)
É dedicada ao irmão de Pedro. Ele foi um dos primeiros discípulos de Cristo. André fortaleceu a nova igreja na Palestina. Mais tarde, pregou o evangelho em outras regiões e finalmente se estabeleceu em Patras, na Grécia, onde formou alianças. Devido a alguns conflitos, o governador da época mandou martirizar Santo André.
23. Abertura em frente a Confissão
Esta abertura em arco foi feita em outubro de 1939. Pode-se observar a frente da confissão de São Pedro. A inscrição em latim nos faz lembrar que estamos de frente para o túmulo do santo. Através dos vidros podemos ver o nicho de palia.
24. Capela de São Longuinho
Dedicada ao soldado romano, que foi enviado para acompanhar Jesus em sua tortura, crucificação e morte. Originalmente ele usou uma lança para perfurar o corpo de Jesus.
25. Tumba de Pio XI
Ambrogio Damiano Achille Ratti nasceu em Desio, na Itália, no dia 31 de maio de 1857. Morreu devido a um ataque cardíaco no dia 10 de fevereiro de 1939, na Cidade do Vaticano.
26. Altar Central
Aqui encontra-se o altar central da gruta e é destinada a liturgias.
27. Tumba de João Paulo II
Essa foi a primeira tumba de João Paulo II. Karol Józef Wojtyla‚a, nasceu em Wadowice, na Polônia, no dia 18 de maio de 1920. O papa tinha a doença de Parkinson e estava muito debilitado devido ao avanço da enfermidade. No dia 31 de março de 2005, João Paulo sofreu um choque séptico, devido à infecção urinária. Em 02 de abril de 2005, às 15:30h entrou em coma e morreu em seu apartamento, a causa da morte foi choque séptico e colapso cardiovascular circulatório irreversível.
28. Tumba do Cardeal Merry del Val
Rafael Merry del Val y Zulueta nasceu em Londres, na Inglaterra, no dia 10 de outubro de 1865 e morreu no dia 26 de fevereiro de 1930, de apendicite.
29. Tumba da Rainha Carlota de Chipre
Também conhecida como Charlotte de Lusignano nasceu em Nicósia, no Chipre, no dia 28 de junho de 1444. Morreu no dia 16 de julho de 1487, em Roma. Pelo desejo de Inocêncio VIII, a rainha foi sepultada no Vaticano.
30. Rainha Cristina da Suêcia
Cristina Alessandra Maria nasceu em Estocolmo, na Suécia, no dia 18 de dezembro de 1626. Após fazer visita a uns templos na Campânia (Itália), em fevereiro de 1689, ela ficou doente e parecia se recuperar, mas no mês de abril do mesmo ano, a doença se agravou devido a uma infecção bacteriana que lhe causou erisipela juntamente com uma pneumonia. Ela veio a falecer no dia 19 de abril de 1689.
31. Tumba dos Stuarts
Nesta urna está localizado os restos mortais dos últimos integrantes da dinastia real Stuarts.
32. Tumba do Cardeal Federico Tedeschini
Nasceu em Antrodoco na Itália, no dia 12 de outubro de 1873. Devido a um tumor no intestino, o cardeal faleceu no dia 2 de novembro de 1959, no prédio da Dataria Apostólica, em Roma.
33. Tumba de Bento XV
Giacomo Paolo Giovanni Battista della Chiesa nasceu em Gênova, na Itália, no dia 21 de novembro de 1854. E faleceu de broncopneumonia no dia 22 de janeiro de 1922.
34. Tumba de Inocêncio IX
Gian Antonio Facchinetti de Nuce nasceu em Bolonha, na Itália, no dia 20 de julho de 1519. O papa teve um resfriado muito forte e morreu no dia 30 de dezembro de 1591.
35. Sala Arqueológica VI, 36. Sala Arqueológica V, 37. Sala Arqueológica IV
Conjunto de ambientes ampliados durante operação organizada por Pio XII entre 1950 e 1960 com o intuito de abrigar valiosos achados antigos, muitos deles pertencentes à antiga Basílica de São Pedro.
38. Tumba de Inocêncio XIII
Michelangelo Conti nasceu em Roma, na Itália, no dia 13 de maio de 1655. Obteve uma hérnia que rompeu e faleceu em decorrência disso no dia 7 de março de 1724.
39. Tumba de João Paulo I
Albino Luciani nasceu em Canale d’Agordo, na Itália, no dia 17 de outubro de 1912. Paulo faleceu devido a um ataque cardíaco, mas nenhuma autópsia foi feita. Ele morreu no dia 28 de setembro de 1978, apenas 33 dias após sua posse.
40. Tumba de Marcelo II
Marcello Cervini degli Spannocchi nasceu em Montefano, na Itália, no dia 6 de maio de 1501. Morreu devido a um acidente vascular cerebral, no dia 1 de maio de 1555.
41. Tumba de Urbano VI
Bartolomeo Prignano nasceu em Itri, na Itália, aproximadamente no ano de 1318. A causa da morte, provavelmente, foi devido a uma queda, no dia 15 de outubro de 1389.
42. Tumba de Paulo VI
Gian Pietro Carafa nasceu em Capriglia Irpina, na Itália, no dia 28 de junho de 1476. A saúde do Papa já estava debilitada, mesmo assim resolveu fazer um jejum, o que fez a situação piorar, veio a falecer no dia 18 de agosto de 1559.
43. Capela de Nossa Senhora Rainha dos Húngaros
A Capela Húngara é dedicada a Santo Estêvão, o primeiro rei da Hungria.
44. Entrada da Scavi da Piazza Braschi
Entrada para o ufficio scavi, para quem vai visitar a necrópole vaticana.
45. Sala Arqueológica I, 46. Sala Arqueológica II, 47. Sala Arqueológica III
Conjunto de ambientes ampliados durante operação organizada por Pio XII entre 1950 e 1960 com o intuito de abrigar valiosos achados antigos, muitos deles pertencentes à antiga Basílica de São Pedro.
48. Antigo Sarcófago Cristão
Antigo sarcófago em mármore escovado com desenhos de cruz latina.
49. Mosaico de João VII
No mosaico o papa João VII é apresentado oferecendo um oratório à virgem Maria.
50. Galeria de Clemente VIII
O papa Clemente VIII pediu que fizesse esta passagem para poder acessar partes do palácio papal. O local não pode ser acessado pelo público, lá encontra-se também alguns mosaicos da antiga basílica.
51. Sarcófago de Pio III
Francesco Nanni Todeschini Piccolomini, nasceu em Sarteano, na Itália, no dia 29 de maio de 1439. Morreu devido a uma úlcera séptica na perna no dia 18 de outubro de 1503.
52. Sarcófago de Paulo II
Pietro Barbo nasceu em Veneza, na Itália, no dia 23 de fevereiro de 1417. Suspeita-se que Paulo tenha sido envenenado após comer dois melões.
53. Polyandrus sob o piso
Túmulo coletivo com restos mortais de desconhecidas, provavelmente encontradas nas escavações da região.
54. Túmulo de Adriano IV
Nicholas Breakspear nasceu em Abbots Langley, na Inglaterra, aproximadamente no ano de 1100. Morreu de angina no dia 1 de setembro de 1159.
55. Tumba de Inocêncio VII
Cosimo Gentile de Migliorati nasceu em Sulmona, na Itàlia, aproximadamente no ano de 1336. Faleceu de forma inesperada no dia 6 de novembro de 1406, suspeita-se de envenenamento, mas não foi provado.
56. Tumba de Nicolau V
Tomás Parentucelli nasceu em Sarzana, na Itália, no dia 15 de novembro de 1397. Morreu no dia 24 de março de 1455, devido à gota.
57. Tumba de Monsenhor Ludvig Kaas
Nasceu em Trier, na Alemanha, no dia 23 de maio de 1881. Depois que Hitler assumiu o poder, o monsenhor foi para Roma e lá serviu como secretário e tesoureiro da Fabbrica di San Pietro. Faleceu no dia 15 de abril de 1952.
58. Tumba de Gregório V
Bruno di Carinzia nasceu em Saxônia, na Alemanha, aproximadamente no ano de 972. Morreu envenenado no dia 18 de fevereiro de 999.
59. Tumba do Imperador Otto II
Otto II da Saxônia nasceu em Saxônia, na Alemanha, aproximadamente no ano de 955. Faleceu em decorrência da malária no dia 7 de dezembro de 983.
60. Tumba de Júlio III
Giovanni Maria Ciocchi del Monte nasceu em Roma, na Itália, no dia 10 de setembro de 1487. Morreu devido à gota no dia 23 de março de 1555.
61. Estátua de Pio VI
O desenhista, arquiteto, escultor e pintor Antonio Canova esculpiu a estátua no final do ano 1700.
62. Tumba de Nicolau III
Giovanni Gaetano Orsini nasceu em Roma, na Itália, aproximadamente no ano de 1216. Faleceu devido a um derrame no dia 22 de agosto de 1280.
63. Tumba de Bonifácio VIII
Benedetto Caetani nasceu em Anagni, na Itália, aproximadamente no ano de 1235. Sofria de gota e pedras nos rins e estava muito fragilizado, faleceu no dia 11 de outubro de 1303.
64. Ícone de Nossa Senhora das Dores e Relevos dos Doutores da Igreja
Arte de Nossa Senhora das Dores emoldurada em um pórtico entre os relevos de quatro Doutores da Igreja Católica.
65. Parede divisória de Paulo III e os restos de duas colunas da Antiga Basílica
Corte de parede com placa indicando a estrutura conservada do resto da parede divisória de Paulo III e ao lado restos de coluna da Antiga Basílica de São Pedro.
66. Monumento Funerário de Calixto III
Alfons de Borja y Cabanilles nasceu em Xátiva, na Espanha, no dia 31 de 1378. Morreu em Roma no dia 6 de agosto de 1458.
67. Estátua de Mármore de São Pedro Entronizado
Estátua localizada próxima à saída das grutas, confeccionada em mármore representando Pedro em seu trono fazendo gesto de benção. A escultura foi restaurada em 1949.
68. Saída das Grutas para o Pátio
Fim da tour pelas Grutas do Vaticano.
Leave a reply