Só Deus e o rei podem saber a causa
No dia 16 de janeiro de 1625, o rei Gustavo II da Suécia encomendou a construção de quatro embarcações de guerra. O objetivo inicial envolvia a construção de dois navios maiores e dois menores.
Em 10 de setembro, a marinha sueca perdeu 10 navios em uma forte tempestade; isso levou o rei Gustavo a ordenar a construção de dois navios menores primeiro, com cascos mais longos, para substituir algumas das unidades perdidas.
Depois de levantar uma quilha de mais de 34 metros, o rei ordenou que o navio fosse alongado mais ainda.
A versão inicial do navio Vasa era transportar 36 peças de 24 libras, 24 de 12, oito morteiros de 48 libras e outras armas pequenas, após as modificações, o rei da Suécia mandou adicionar 64 canhões de 24 libras. Além do excesso de peso adicional, o navio foi engrandecido com várias esculturas.
O Teste de Carga
Para fazer o teste de estabilidade, 30 marinheiros correram de um lado do navio para o outro ao mesmo tempo para balança-lo. O Galeão falhou no teste, mas mesmo assim o rei mandou que o navio fosse lançado ao mar.
Inauguração
No dia 10 de agosto de 1628, o Vasa foi inaugurado no porto de Estocolmo, mesmo lugar que foi construído. A apenas 120 metros da costa e depois de ter percorrido menos de uma milha náutica, uma rajada de vento o fez inclinar-se fortemente para um lado, a água começou a penetrar no casco através das aberturas dos canhões e o navio logo afundou.
O rei convocou uma comissão para apurar o que aconteceu, mas o resultado nunca saiu. Segundo um diplomata estrangeiro ”Só Deus e o rei podem saber a causa”.
Piso 2
Neste nível estão dispostas as seguintes exposições:
Cara a Cara – Aqui encontram-se reconstruções de faces de algumas pessoas que viviam no navio e também conta a história das pessoas que morreram no naufrágio.
Preservar Vasa – Responde perguntas como: O que aconteceu no fundo do mar? O que aconteceu quando foi trazido à superfície? O que espera no futuro? O que dizem os pesquisadores?
Estaleiro – Mostra como os navios eram construídos na década de 1620.
Piso 3
Neste nível, há uma série de slides que mostram como era a ciência na Suécia no século XVII.
Piso 4
É o nível de entrada do museu. A primeira coleção é chamada de “Poder e Glória” e mostra as estátuas que adornavam o Vasa.
A segunda. ”o navio do rei” esboça a trajetória do Galeão desde sua construção até seu naufrágio.
A terceira , denominada ”o resgate”, mostra a descoberta do Vasa, os mergulhos e as operações de recuperação e a quarta, ”o modelo” é uma obra de arte em escala 1:10 dá uma ideia de como era o navio quando partiu em 1628.
Piso 5
A exposição “vida a bordo” conta como teria sido a vida a bordo do Vasa e a ”batalha” explica como a marinha realizava as guerras da época.
Piso 6
Aqui estão expostas as coleções : ”O veleiro” e ”A linguagem figurativa do poder”. O veleiro explica o equipamento do navio e mostra as técnicas de pilotagem daqueles anos, enquanto a linguagem figurativa do poder mostra a decoração da embarcação ilustrando seu significado simbólico.
Informações Úteis
Endereço: Galärvarvsvägen 14, 115 21 Estocolmo, Suécia
Coordenadas Geográficas: 59.328016, 18.091388
Site: https://www.vasamuseet.se/pt
Visitação: Sim
Entrada: Outubro a abril – SEK 170 / Maio a setembro – SEK 190.
Os valores podem sofrer alterações consulte aqui – https://www.vasamuseet.se/en/visit/hours–admission
A entrada é gratuita para crianças e adolescentes até 18 anos e para quem tem o cartão da cidade de Estocolmo.
Horário de Funcionamento:
De setembro a maio: 10:00 às 17:00 (nas quartas feiras é até às 20:00)
De junho a agosto: 08:30 às 18:00
Dia 31 de dezembro: 10:00 Ã s 15:00
Fechado nos dias: 24 de dezembro, 25 de dezembro e 01 de janeiro
Tempo de Duração da Visita:
Depende do seu ritmo, mas em média 2 horas
Leave a reply