Genipabu cativa com suas vastas dunas, a lagoa, e a praia com um pôr do sol incrível, oferecendo passeios de buggy “com ou sem emoção” que promete muitas aventuras em um cenário paradisíaco.
A origem do nome da praia de Genipabu, localizada no litoral do Rio Grande do Norte, não é totalmente clara. Existem algumas teorias sobre a origem do nome. Uma delas é que o nome Genipabu vem da junção de duas palavras indígenas: “genip” que significa fruto e “abu” que significa abundância, formando assim “genipabu” que seria a abundância de frutos, em referência às árvores frutíferas existentes na região. Outra teoria é que o nome seja proveniente do tupi-guarani, em que “genipaba” significa praia dos frutos doces, que também seria uma referência às árvores frutíferas encontradas na região.
A história da povoação de Genipabu, começou em 1604, quando o capitão-mor Jerônimo de Albuquerque doou uma Sesmaria para Gaspar Rabelo na região.
Em 1605, os portugueses denominaram o local de “Baía de Domingos Martins”, em homenagem ao proprietário de Genipabu, dono de uma rede de pesca.
Durante o século XVI, a região foi utilizada para a criação de gado “vacum” trazido pelos franceses da Normandia.
Muitos confrontos ocorreram com os índios potiguares, e em 1699, um grupo de índios e seu chefe foram empurrados para o mar e morreram afogados por ordem do Capitão Holandês Gartsman.
Ela já foi cenário de diversas novelas da televisão brasileira. Alguns exemplos incluem a novela “Tieta”, exibida em 1989 pela Rede Globo, que gravou algumas cenas na praia, e a novela “O Clone”, também da Rede Globo, que em 2001 gravou uma sequência de cenas no Parque de Dunas de Genipabu. Além disso, a praia já foi escolhida como locação para diversos comerciais de televisão e filmes.
É conhecida pelas suas dunas de areia branca e fina, que atraem turistas para passeios de buggy. Além disso, a praia possui piscinas naturais formadas pelos recifes de corais, ideais para banho. A região conta com uma boa infraestrutura turística, com bares, restaurantes e pousadas. A praia também é procurada por praticantes de kitesurf e windsurf, devido às condições favoráveis para esses esportes.
Informações Úteis
Endereço: Extremoz – RN, 59575-000
Coordenadas Geográficas: -5.694027665306454, -35.20533976671391
Horário: 24 horas
Balneabilidade: Própria para banho CLIQUE AQUI
Extensão: Aproximadamente 2km
Natureza: Pública
Entrada: Gratuíta
Características da Água: Azul Turquesa
Visitação: Sim
Temperatura: A média da temperatura da água gira em torno de 28 a 29 graus Celsius.
Localização: Rural
Tipo: Mar aberto os trechos variam – ondas médias e piscinas naturais
Encontro de águas: Não
Recife: Sim
Rochosa: Sim
Areia: Fina e branca
Acesso ao Atrativo: A pé / Grau de Dificuldade Leve
Distâncias (km):
Aeroporto: 32 km
Estação Rodoviária: 23 km
Como Chegar a Praia de Genipabu
1 – Carro: Basta seguir a a BR-101 em direção ao norte e depois a RN-303 seguindo as placas.
2 – Passeio de Buggy
3 – Aplicativos de Transporte
4 – Táxi
5 – Transporte Público: 163 – Genipabu / Natal Shopping via Rodoviária
Leave a reply